O nome Brotas faz referência à Santa Nossa Senhora de Brotas. O historiador Feliciano Galdino, em seus folclores sobre os municípios a Baixada Cuiabana, relata que um grupo de bandeirantes subiu o rio Cuiabá provavelmente em busca de mais ouro.
Esse grupo teria montado acampamento no local onde hoje é a cidade de Acorizal e se estabeleceu para melhor explorar a região, plantando e criando víveres para garantir a subsistência. Um dia, uma das vacas que fornecia leite às crianças desapareceu e foi encontrada morta. As pessoas então rogaram a uma imagem de santa que havia sido colocada em um “toco” de lixeira (árvore típica do cerrado) e a vaca se levantou e começou a fazer mesura diante da imagem.
O acontecimento foi tomado como divino não só pelo fato de a vaca retornar à vida, mas porque ela não havia se alimentado do broto da lixeira, evidenciando ainda mais o “milagre”. No local foi edificada uma igreja tendo como padroeira Nossa Senhora de Brotas, nome como o pequeno povoado passou a ser conhecido.
Não se tem ideia de quando esse fato aconteceu nem se esse é o verdadeiro relato da origem do nome do povoado que hoje conhecemos como Acorizal. A localidade Brotas foi reconhecida oficialmente por Lei Provincial de agosto de 1833, que criou o Distrito Paroquial de Nossa Senhora de Brotas, subordinado à Freguesia de Nossa Senhora do Livramento. Em 10 de maio de 1899, pela Lei nº 211, o distrito de Brotas passou a ser dependente de Cuiabá e em 8 de março de 1900, pela Resolução nº 229 foi transferida novamente para o município de Nossa Senhora do Livramento. Em 1938 (Decreto-Lei nº 208, de 26/10/1938) foi alterada a denominação de Brotas para Acorizal, nome derivado de acori, uma espécie de coqueiro, na época abundante na região.
Outra referência sobre Brotas é encontrada em um registro feito pelo Marechal Cândido da Silva Rondon, quando comandava a Expedição Juruena, onde afirma ter fundado uma estação telegráfica no pequeno povoado de Brotas, quando organizou a Expedição Juruena tendo como base a cidade de Diamantino.