O prefeito Clodoaldo Monteiro recebeu hoje em seu gabinete uma equipe de técnicas da Secretaria de Estado de Assistencia Social (Setas) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O encontro teve por finalidade discutir a implantação do Programa Criança Feliz em Acorizal.
Coordenado pelo MDS do Governo Federal, o Programa Criança Feliz busca promover o desenvolvimento infantil de maneira integral. O público-alvo inclui gestantes e crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e de até 6 anos que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de gestantes e crianças de até 6 anos de idade em serviço de acolhimento, afastadas do convívio familiar por medidas protetivas. Essas pessoas recebem as visitas da equipe do Criança Feliz que fará o acompanhamento e dará orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc.
Em Mato Grosso, 50% dos 141 municipios já aderiram ao programa, conforme a consultora do MDS, Tuanny Ramos. "No ano passado o valor repassado por individuo, incluido na meta do municipio, era equivalente a 50 reais, agora houve uma mudança o valor foi elevado para 65 reais por individuo. Ou seja, se em Acorizal a meta do programa for de atender 100 individuos, e houver de fato a comprovação do atendimento desse total de pessoas, a prefeitura irá receber R$6,500 reais. Essa meta ela é informada por meio do sistema ao Governo e há um acompanhamento" esclareceu a consultora ao prefeito Clodoaldo.
Conforme a secretária de assistência Social, Deizy Fátima, no ano passado houve a assinatura do termo de aceite, " assinamos o termo, mas não conseguimos implantar o programa, visto que são necessárias contratações de pessoal e naquele momento não havia possibilidade, agora após essa reunião a gente vai iniciar o processo de formação do comitê que irá gerir o programa, vamos ver como serão feitas as contratações já que são necessários três visitadores e um supervisor pra dar andamento ao Programa, são etapas um tanto quanto morosas, mas esse programa irá ajudar muitas familias em nossa cidade", destacou
O prefeito Clodoaldo Monteiro, disse que reconhece a importância desse acompanhamento às famílias "A nossa secretaria já vem fazendo um trabalho importantíssimo, mesmo com as limitações, e esse programa vai possibilitar que esse trabalho seja ainda mais eficaz, já que irá atender um público bem específico e que requer de fato uma atenção maior no caso das gestantes e da galerinha da primeira infância" pontuou o gestor .
A assistente social do municipio, Elis Regina Prates e a coordenadora do Cras Acorizal Jocinalva Rosalen, também participaram da reunião.