A cidade de Acorizal, cuja sede do município situa-se a 67 km de Cuiabá, sempre teve como característica principal ser considerada uma cidade acolhedora, em que seu povo se esmera em receber bem as pessoas, gente hospitaleira sem igual. E essa qualidade ímpar de seus moradores se observa também, junto aos moradores dos distritos, comunidades da zona rural e populações ribeirinhas.
Acorizal é um município histórico que integra a chamada Baixada Cuiabana, num total de 14 localidades, como Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e outros. A nomenclatura Baixada Cuiabana é rejeitada por alguns e aceita pela maioria, mas, isso já é outro assunto que abordarei em outra oportunidade.
Ao observarmos o roteiro das festas de santos ao longo do ano, tanto no perímetro urbano de Acorizal, como também, nas citadas populações das zonas rurais e ribeirinhas, ficamos impressionados com a alegria contagiante das pessoas nestes festejos dos mais diversos tipos e gostos.
Vale salientar e exaltar que a festividade do povo acorizalense move uma formidável engrenagem que estimula, de maneira positiva, toda uma engrenagem sócio/econômica no município. Porque afinal, em toda aglomeração de pessoas, seja num simples treino de desportistas, como o futebol, sejam em jogos de torneios e campeonatos em fins de semana, muito comuns durante o ano, como também em festejos de festas de santos, na cidade ou na zona rural, existe toda uma estrutura sócio/econômica integrante a estes eventos.
Essa condição é uma formidável oportunidade de prestação de serviços às pessoas, em variadas áreas, como alimentos, lanches, salgadinhos e bebidas, como refrigerantes, cervejas, dentre outros. Não se pode esquecer, logicamente, as bandas de músicas. Não podemos esquecer, claro, o comércio de uniformes, chuteiras, meiões, bolas, enfim, toda uma situação comercial que move este segmento de entretenimento.
Outro fator da admirável sociabilidade da gente acorizalense, aliás, trata-se do futebol, e como na cidade não existe equipe profissional, o que torna o Futebol Amador local, considerado dos mais fortes dentre os aglomerados urbanos que são integrantes da Baixada Cuiabana e, lógico, do Estado de Mato Grosso.
É impressionante que, mesmo nos dias atuais, com as diversificadas opções de lazer que a internet oferece às pessoas (variedades de shows, informações, filmes, eventos esportivos), bem como outras opções de lazer disponíveis, até mesmo fora dos meios eletrônicos, o povo acorizalense gosta e, muito, de futebol ao vivo, basta irmos aos campos da cidade outras localidades.
Hoje se assiste futebol, facilmente, através de celular, não só as competições no país, como também na Europa e outros países. E mesmo assim, com todas essas facilidades, é só observarmos os treinos durante a semana (futebol, futebol socyte, futsal) e, mesmo outras modalidades desportivas, que acontecem na cidade e, claro, principalmente, nos finais de semana, que a gente se surpreende pela expressiva presença de público.
Público esse composto por pessoas de todas as idades. Esse detalhe é muito importante, porque as pessoas, independente de sua condição sócio/econômica, se divertem juntas. Algo bonito de se ver e isso, com certeza, não tem preço, povo acorizalense.
Povo Hospitaleiro
E toda essa paixão pelo esporte, independente de qual modalidade seja, é sem nenhum questionamento, uma motivação para as pessoas se reunirem, se encontrarem. Alguém poderá perguntar, como assim? Simplesmente, porque as pessoas de Acorizal, ainda mantem, graças a Deus, os saudáveis e antigos hábitos das cidades do interior. Isso mesmo, as pessoas ainda gostam de se verem, de conversarem, de trocarem idéias, porque o Acorizalense ainda não se contaminou com as neuras da maioria de outras cidades, em que muitas pessoas preferem se “esconderem” nas casas, entretidas com os contatos das Redes Sociais.
Futebol em Acorizal é sem sombra de dúvidas, uma autêntica e profunda interação social entre os hospitaleiros moradores dessa histórica cidade. Essa realidade tem de ser exaltada e preservada.
Voltarei a abordar esse apaixonante tema em outra oportunidade, sob outro enfoque.
Outro fator marcante das festividades de Acorizal, trata-se do carnaval, que já se tornou famoso por esse Brasil afora. Abordarei esse apaixonante tema em outra oportunidade.
*Benedito Albuquerque é jornalista em Cuiabá e fanzaço de Acorizal.
Fonte: Uembe