ACORIZAL, ANTIGA BROTAS A fotografia, de 1914 mostra o povoado de Brotas com a capela da padroeira Nossa Senhora de Brotas ocupando lugar central. Observem que o estado da igreja era lastimável, situação que levou Frei Ambrósio Daydé, em viagem de desobriga pela região naquele ano, a dirigir apelo aos festeiros de Nossa Senhora de Brotas, de São Benedito e do Senhor Divino para que os recursos arrecadados nas esmolas fossem revertidos na restauração do templo.
De imediato foram levantados quase três contos de réis, quantia que só não foi maior em razão dos desvios atribuídos aos festeiros de São Benedito e da padroeira local. A reforma demorou três longos anos, período em que as festas foram suspensas para que o dinheiro arrecadado pudesse ser empregado nesse propósito, sendo concluída em 1917.
Relata a tradição que duas famílias de portugueses, trazendo a imagem da santa, se arrancharam no local em 1817 dando início à ocupação do lugar. Logo surgiram propriedades rurais voltadas para a lavoura, criação de animais e engenhos, com excedente da produção sendo destinado à comercialização em Cuiabá.
Levantamento realizado pela Secretaria de Governo da Província de Mato Grosso em 1849 arrolou em 1.566 o número de habitantes da Freguesia de Brotas, dos quais 1.412 eram livres e 154 escravos. O avanço dos desbravadores sobre áreas da nação Bororo, chamados na época de Coroados, originou violentos ataques destes indígenas às terras que iam sendo ocupadas.
Nas incursões, os silvícolas incendiavam habitações, destruíam plantações e cometiam assassinatos. No ano de 1879, por exemplo, mataram nove colonos e feriram outros seis nos domínios da freguesia. Durante o transcurso de sua história Brotas pertenceu ora a este, ora àquele município.
Na divisão eclesiástica e civil da Província de Mato Grosso de 1850 aparece como freguesia de Cuiabá. Em 1863 passou à jurisdição de Rosário do Rio Acima. Nova alteração ocorreu em 1881, quando se tornou freguesia de Nossa Senhora do Livramento.
Em 1938, Brotas foi elevado à condição de distrito de Cuiabá e teve sua denominação alterada para Acorizal, uma homenagem prestada ao riacho de mesmo nome, afluente da margem esquerda do Rio Cuiabá. O município de Acorizal foi criado em dezembro de 1953.